acervomusicalctcm Coleção D. Thereza Christina Maria

Sobre

Il Guarany, Carlos Gomes. Encadernação que pertenceu a D. Pedro II. DIMAS/FBN

 

O inventário que confeccionamos possui 1.323 itens musicais, dos quais 1.036 impressos e 287 manuscritos. Utilizamos seis critérios de organização e ordenamos a informação a partir do sobrenome do compositor.

1) Sobrenome, Nome,
2) Título e Incipit/inscrição,
3) Manuscrito ou Impresso (Editora/Localização/Data),
4) Instrumentos/Formação Musical,
5) Localização,
6) Observações (Dedicatórias, Ex-libris atribuído, Nota de posse, Outras).

De maneira a facilitar a busca, optamos por expor em nossa base de dados, o nome de todos os compositores do fundo musical CTCM encontrados por nós até o momento. Assim, ficarão dispostas todas as obras do inventário não sendo necessário o preenchimento de diferentes campos e filtros de busca para encontrá-las. Acreditamos que essa opção é a mais adequada por dois fatores. Primeiro, porque favorece o conhecimento do conteúdo musical da CTCM como um todo, mantido inacessível por muitos anos; e segundo, porque elimina possíveis omissões e dificuldades no acesso aos dados resultantes das diferenças ortográficas.

Na coluna “Observações”, poderão ser encontrados ainda informações sobre o ex-libris atribuído da CTCM (figura 1) e títulos de posse da Imperatriz Leopoldina (figura 2). Devemos esclarecer que dado ao fechamento inesperado da Divisão de Música e Arquivo Sonoro para obras de beneficiação, sem data prevista para reabertura, ficou por verificar um último lote de 228 partituras (todas assinaladas no nosso inventário, na coluna “Observação”, com a indicação “Por verificar”).

 

Figura 1: Ex-libris atribuído da Coleção D. Thereza Christina Maria.

 

 

Figura 2: Detalhes dos títulos de posse da arquiduquesa Leopoldina
encontrados no acervo musical da DIMAS.

 

Essa base de dados é, pois, resultado de parte da pesquisa doutoral sobre a rede de significados do acervo musical da coleção D. Thereza Christina Maria. Foi confeccionada com o intuito de divulgar tão importante conjunto documental do patrimônio histórico-cultural brasileiro.

Mais do que nunca, é imperativo sublinhar a necessidade e urgência de iniciativas que ajudem a minimizar os problemas basilares de acesso aos dados, para que o conhecimento das fontes possa enfim alcançar um outro patamar científico, mais crítico e comunicativo.

Esperamos que a exposição dos dados e o acesso a tão expressivo acervo musical, possa favorecer a continuidade das investigações sobre o tema.

Para maiores informações, contate-nos.

 

Cristiana Aubin